Fale Conosco

Segundo dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), até setembro deste ano, foram aplicados 36.199 testes do bafômetro em todo o Estado, número que supera os 36.199 realizados em 2013. Ainda conforme o órgão, só nos primeiros nove meses desse ano, 2.180 condutores foram penalizados com base no artigo 165 do Código Brasileiro de Trânsito (dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência) e 128 presos. No ano passado foram 2.246 multados e 284 detidos.

Para o subcomandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito de João Pessoa (BPTran), major Jucier Pereira, o aumento nas fiscalizações e prisões indica a preocupação crescente das autoridades com a segurança de motoristas e pedestres.

“Percebo que a nossa própria presença nas ruas e nos ambientes onde se costumam consumir bebidas alcoólicas já diminui a quantidade de pessoas que dirigem embriagadas. E isso reflete não apenas no número de infrações, como também na quantidade de acidentes em geral”, pensa o major Jucier Pereira.

“Nosso objetivo é mostrar, por meio das operações, que é preciso se conscientizar. Queremos, ao aplicar os testes, ter a confirmação de que a educação no trânsito vem surtindo efeito. A sociedade não aceita mais o que a gente notava há alguns anos. E a pena, a sanção administrativa, está colaborando para essa mudança. O valor da multa, que a gente considera alto, pesa muito e agora as pessoas estão pensando duas vezes antes de beber”, continua o subcomandante do BPTran, major Jucier Pereira. 

JP