Fale Conosco

Campina Grande está entre as 50 melhores grandes cidades do Brasil, conforme estudos da Macroplan, renomada empresa de consultoria, publicados na mais recente edição da revista Exame, especializada em negócios, econômica, tecnologia e carreira. O levantamento foi feito com dados de 2004 a 2015, e tem como maior referencial a gestão de oito anos (2005-2012) do ex-prefeito e atual Deputado Federal Veneziano Vital do Rêgo.

A consultoria analisou os municípios com mais de 266 mil habitantes em 16 indicadores divididos em quatro áreas distintas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade. Os pesos dos indicadores e das áreas que compõem o índice foram divididos da seguinte forma: 35,3% para educação e cultura; 35,3% para saúde; 20,6% para infraestrutura e sustentabilidade e 8,8% para segurança. Os dados metodológicos da pesquisa podem ser vistos no quinto tópico desse link: https://goo.gl/QCaX9d

De acordo com o levantamento da Macroplan, Campina Grande ficou 49% lugar entre as 100 cidades mais populosas do Brasil que representam 39% da população brasileira, produzem 50% do PIB (Produto Interno Bruto) e respondem por 54% dos empregos formais do país.

Nesse ranking, graças aos programas de infraestruturas e ações em áreas essenciais desenvolvidos em sua maior parte pela gestão passada que aumentou de 30 Unidades Básicas de Saúde em 2005 para 94 unidades em 2012; Educação – Reforma, construção e ampliação de escolas e creches por toda a cidade, Implantação de mais de 70 laboratórios de informática nas escolas municipais, Realização de 12 grandes concursos públicos; Saneamento – dos bairros do Pedregal, Novo Horizonte, Distrito de São José da Mata; Pavimentação de mais de 600 ruas; Queda da Mortalidade infantil, etc.

O ranking da Macroplan publicado pela    Exame foi formado por um índice que vai de 0 a 1 – quanto mais próximo de 1, melhor é a condição de vida no local, principalmente no atendimento de Saúde, envolvendo  cobertura de atendimento básico, baixa taxa de mortalidade infantil e elevada proporção de bebês nascidos vivos.

Essa é a segunda pesquisa da Macroplan Prospectiva Estratégia & Gestão, divulgados como oriundos da gestão tucana, mas referem-se, em sua grande maioria, aos anos da gestão Veneziano, pois foram coletados num período de 10 anos, de 2005 a 2015, pegando os 8 anos da gestão Veneziano e apenas o início da atual gestão. Em 13 de Fevereiro deste ano, a Coordenadoria de Comunicação – Codecom da Prefeitura de Campina Grande, apontam um crescimento do Índice de Desafios da Gestão Municipal – IDGM da cidade, referindo-se a avanços em diversas áreas, como Saúde, Educação, Saneamento, Sustentabilidade, dentre outros. Como na oportunidade anterior os dados coletados, de 2005 a 2015, pegam os 8 anos da gestão Veneziano e apenas os primeiros anos da atual gestão.

Redação