Fale Conosco

A Prefeitura Municipal de Patos, através do setor de Nutrição da Secretaria de Educação, está promovendo, em creches do município, a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional. Nesta terça-feira, (11/07), as atividades foram desenvolvidas na parte da manhã na Creche Maria Gomes que está localizada no Distrito de Santa Gertrudes e na parte da tarde na Creche Igor Mota, Moacir Leitão, S/N – Juá Doce, e envolveu brincadeiras lúdicas com as crianças mostrando tipos de comidas saudáveis das regiões do Brasil.

A jornada é proposta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Governo Federal, que leva educação alimentar às escolas de educação infantil da rede pública. O projeto acontece durante todo o ano letivo, passando por seis temas. Na abertura do segundo semestre, o projeto trouxe como tema: Alimentos regionais brasileiros.

“Tivemos bastante envolvimento das crianças e foram demonstrados alimentos típicos de cada região do nosso país para que elas tivessem conhecimento. É uma jornada que tem fundamental importância, tendo em vista que o objetivo principal é fomentar a educação alimentar desde cedo”, explicou a nutricionista da Secretaria de Educação e responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Rochelli Lucena.

A professora da Creche Maria Gomes, Wilma Moraes, ainda ressaltou que esse tipo de atividade contribui para a mudança no comportamento das crianças. “Fazendo ações desse tipo, já nesse período da vida dessas crianças, certamente irá contribuir para a mudança no comportamento delas daqui a um tempo quando elas mesmas irão entender o que faz bem ou não na alimentação”, comentou.

Outros temas serão tratados, posteriormente, na jornada, tais como: a prevenção e redução de desperdícios de alimentos; agricultura familiar e atividades lúdicas para o desenvolvimento relacionado ao ato de comer, dentre outras atividades.

Ao final da série de temas a serem abordados, que tem previsão para o mês de outubro, as creches cadastradas que cumprirem todas as etapas do programa, serão certificadas e receberão um selo do FNDE que comprovará que aqueles locais receberam orientação de bons hábitos alimentares.