Fale Conosco

Uma denúncia do deputado Luciano Cartaxo não encontrou respostas na bancada de situação hoje.

Ele denunciou que o Governo do Estado está ‘engavetando’ a nomeação de diretores de escolas estaduais escolhidos por eleição em dezembro do ano passado.

De acordo com levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep), divulgado por Luciano Cartaxo, 86 escolas de 12 cidades estão oficialmente sem diretor já que os eleitos não foram nomeados. A maior parte (40) são escolas da Capital e, em segundo lugar, aparece Campina Grande com 13, seguido de Itaporanga, que tem sete escolas com problemas.

Pela lei, os diretores de escolas públicas de cidades com mais de 25 mil habitantes devem ser escolhidos democraticamente pela comunidade escolar e uma lista com os nomes dos eleitos foi enviada pelo Sintep ao Governo do Estado desde fevereiro. Até agora, entretanto, ninguém foi nomeado.  

Em João Pessoa, escolas como a Escritor José Lins do Rego, CPDAC, Argentina Pereira Gomes e Audiocomunicação aguardam a nomeação de seus diretores. Em Campina Grande, importantes centros de ensino como o Elpídio de Almeida, Argemiro de Figueirêdo e Augusto dos Anjos estão na mesma situação. Em Itaporanga, há escolas como a Chagas Soares e a Padre Diniz cujos diretores eleitos não foram nomeados.  

Luciano Cartaxo lembra que Ricardo Coutinho divulgou ontem o Orçamento Democrático, mas não consegue ser democrático na prática e implantar a democracia nomeando os diretores eleitos.