Paraíba

Conselho se reúne e apresenta Plano de Desenvolvimento para cadeia produtiva do Turismo

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Turístico (Condetur) se reuniu no último dia (12) de julho, no Hotel Laguna, em João Pessoa. Na pauta, discussões, apresentação de projetos e propostas para desenvolvimento do turismo paraibano.

A reunião foi presidida pelo secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Zenildo Oliveira, contando ainda com a participação de órgãos oficiais de turismo, SEBRAE, FIEP, BANCO DO NORDESTE, PBTUR e todas as entidades empresariais e profissionais do trade turístico da Paraíba.

Durante a Reunião, foi apresentado pela consultora Delma Aquino da SETDE, o PLADES ? Plano de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável para os arranjos produtivos locais que explicou a metodologia de funcionamento, cuja concepção está intimamente ligada à necessidade de um alinhamento institucional entre os atores envolvidos e interessados no desenvolvimento sustentável dos territórios paraibanos.

O Plades surgiu a partir de um entendimento entre a Universidade Federal da Paraíba e o Governo do Estado da Paraíba, e hoje já é um grande acordo entre diversas instituições paraibanas, envolvendo UFPB, UFCG, UEPB, IFPB, Governo da Paraíba, em articulação com arranjos produtivos locais, entre outros atores, como a SUDENE e o Banco do Nordeste. Sua meta é possibilitar o desenvolvimento socioeconômico paraibano observando as potencialidades locais de acordo com os APLs, sensibilizando atores e instituições envolvidas a fim de possibilitar um crescimento sustentável.

Ainda durante a reunião foi apresentado pelo SEBRAE e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campina Grande o evento TECHTUR que será um Fórum com soluções inteligentes especifico para Turismo, envolvendo empresas do setor e com prestadores de serviços especializados que promovem o desenvolvimento econômico na cadeia produtiva de eventos. O Techtur será realizado no Centro de Convenções Raymundo Asfora nos dias 30 e 31 de maio e 01 de junho de 2018 fortalecendo ainda mais avanços na Cadeia Produtiva de Eventos de Campina Grande.

Avaliação – Ao final, o secretário Zenildo Oliveira avaliou a reunião como produtiva: ?A reunião foi extremamente produtiva e serviu para definirmos prioridades que efetivamente contribuam para o aumento da competitividade dos nossos destinos turísticos, além de possibilitar passos importantes na consolidação da política turística estadual em 2018, mediante uma gestão pública descentralizada, participativa e cooperativa, capaz de dialogar com os setores que estão na pauta positiva dessa instância de governança estadual.
Redação com assessoria

Tags: Tags: