Fale Conosco

Em 182 anos do Poder Legislativo da Paraíba, o deputado Gervásio Maia será o 60º presidente a partir de hoje, 1º de fevereiro, sucedendo o atual chefe da Casa de Epitácio Pessoa, Adriano Galdino. A solenidade de posse vai acontecer na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, às 10h e contará com a presença do governador Ricardo Coutinho, deputados estaduais, prefeitos, vereadores entre outras autoridades. Gervásio presidirá no biênio 2017-2018, cargo que seu pai, deputado Gervásio Maia, ocupou entre 2001- 2003.

Nascido em abril de 1975 e advogado, o futuro presidente do Poder Legislativo estadual é casado com a advogada Manuela Maia. Filho do ex-deputado Gervásio Bonavides Mariz Maia e neto do ex-governador da Paraíba, João Agripino Filho. A primeira experiência política de Gervásio Maia foi no ano de 2002, quando foi eleito deputado estadual pelo PMDB com 26.152 votos. Atualmente exerce o quarto mandato de deputado estadual e integra a Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Comissão de Administração, Serviços Públicos e Segurança na Assembleia Legislativa da Paraíba. O pai e o avô são suas referências na vida e na política.

O avô

João Agripino de Vasconcelos Maia Filho, nascido no município de Brejo da Cruz, iniciou sua carreira política no cargo de deputado federal, em 1945, pela UDN. Depois de reeleições sucessivas, em 1962 assumiu o mandato de senador, cargo que não chegou a concluir em razão da posse como governador da Paraíba, em fevereiro de 1966. Também ocupou o cargo de ministro de Minas e Energia e do Tribunal de Contas da União.

Gervásio Maia é filho do ex-governador da Paraíba João Agripino Filho. Da união com Ana Berenice Massa Maia teve três filhos: Izabela Maia Almeida; o novo presidente da ALPB, Gervásio Agripino Maia e Ana Carolina Maia Monte Raso. Secretário das Finanças da Prefeitura de João Pessoa e ex-deputado estadual pela Paraíba, Gervásio Maia se formou em economia pela Universidade Federal de Brasília (UNB) e fez pós-graduação em Planejamento e Análise de Projetos pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Rio de Janeiro. Exerceu três mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa e, entre 1999 e 2003, assumiu a presidência da Casa de Epitácio Pessoa, tornando-se o 55º presidente do Poder Legislativo da Paraíba.

Foi diretor-presidente da Companhia Telefônica do Estado da Paraíba (Telpa). Em São Paulo, destacou-se como consultor econômico de diversas empresas, dentre elas a Brastec (Empresa Brasileira de Estudos Econômicos), Novo Mundo Operações Internacionais e Hidroservice – Engenharia e Projetos.

Fonte:PbAgora