Fale Conosco

Os deputados da Paraíba irão à Brasília, no próximo dia 10, para tentar resolver problemas da Transposição do Rio São Francisco. O anúncio foi feito no ato SOS Transposição realizado em Monteiro, no último domingo. Além da bancada paraibana, parlamentares do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco também vão cobrar do governo Bolsonaro a conclusão das obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco e a reativação dos serviços do Eixo Leste. Ambas as obras estão paradas devido o corte no orçamento do governo federal.

O manifesto realizado em Monteiro nesse domingo (1º) pedindo, entre outras coisas, a volta do bombeamento da água da Transposição, não surtiu muito efeito e a suspensão vai continuar. É que o Ministério Público Federal (MPF), na cidade, informou que não há razões para não acatar as justificativas técnicas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) acerca da suspensão de bombeamento de água nessa fase de testes. A procuradora do MPF em Monteiro, Janaina Andrade, ressalta que o projeto da transposição não foi idealizado para realizar bombeamento contínuo de água para os açudes da Paraíba.

O presidente Jair Bolsonaro deve assinar, nesta semana, a medida provisória (MP) que vai instituir a carteira digital do estudante. Batizada de MP da Liberdade Estudantil, a medida deve passar a oferecer uma nova modalidade de identificação estudantil, em versão totalmente digitalizada. Ainda não há informações sobre se o novo documento substituirá as atuais carteiras de estudante. “[Sobre] a carteira de identidade [estudantil] digital, deve ser assinada a Medida Provisória nesta quinta-feira (5)”, informou o porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio Rêgo Barros, em entrevista a jornalistas, nesta segunda-feira (2).

O Governo da Paraíba divulgou nesta terça-feira (3), o concurso público com 400 vagas para a Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac). As vagas são para o cargo de Agente Socioeducativo, com remuneração total que pode chegar a R$ R$ 1.617,20, incluindo o vencimento básico, gratificação de Atividade Especial e de risco (40%) e auxílio alimentação. As inscrições começam nesta quarta-feira (4) e seguem até o dia 7 de outubro através do site www.ibade.org.br.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), disse hoje (2), ser contra uma reforma administrativa que retire dos servidores públicos o direito à estabilidade. Ele entende que novas regras que vierem a ser implementadas devem valer apenas para futuros servidores.

Da redação