Fale Conosco

A Paraíba poderá ver nesta quarta-feira (22) uma das imagens mais impressionantes e que tem inundado as redes sociais ao redor do mundo. Trata-se do cometa neowise, passará a ficar visível no Brasil, e na Paraíba, hoje. Nesta quarta, o neowise estará na rota mais próxima da Terra e poderá ser visto de uma maneira única.

Apesar da proximidade, a Associação Paraibana de Astronomia assegura que não há risco de colisão com a Terra já que ele estará a mais de 100 milhões de quilômetros de distância. Além disso, ele levará cerca de 7 mil anos para voltar a frequentar essas cercanias, e ainda assim não deve se aproximar da Terra nem de qualquer outro planeta maior que possa colocá-lo em rota de colisão com a Terra.

Como observar

Uma vez que o cometa já está indo embora, a tendência agora é que seu brilho comece a diminuir. Então, o melhor momento para observá-lo será nos primeiros dias de visibilidade. Ele só estará visível no início da noite, próximo ao horizonte na direção noroeste. Deverá se pôr cerca de uma hora depois do Sol, e será muito difícil de vê-lo quando estiver mais próximo ao horizonte.