Fale Conosco

Na tarde deste domingo (17), o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, comemorou a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.

Segundo informações do blog Folha Patoense, Nabor declarou que este momento é um marco histórico para o Brasil e disse que a população se renova de esperança.

O prefeito também garantiu que Patos já está com seu plano de vacinação definido. “Dizer à população que nosso plano está pronto e, a medida que as vacinas forem chegando, de imediato já começa esse trabalho de imunização que é importantíssimo para garantir a vida dessas pessoas”, disse o gestor.

Também nesta tarde, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu que as vacinas contra a Covid-19 serão encaminhadas aos estados brasileiros a partir desta segunda-feira (18), às 7h. Ele afirmou que o cronograma que havia sido definido pelo órgão anteriormente está mantido e, por isso, a campanha nacional de vacinação será iniciada na quarta-feira (20), às 10h.

O prefeito afirmou que, tão logo as vacinas cheguem, há uma logística montada para iniciar o quanto antes a vacinação.

“Estamos aguardando a quantidade de doses que o Governo do Estado destinará para a cidade de Patos, para logo em seguida dar início à imunização”, disse ele.

Segundo Nabor, nesta primeira fase, serão vacinadas pessoas idosas acima de 74 anos, profissionais de saúde que estão na ativa e pessoas idosas acima de 60 anos que estão em abrigos. A novidade é que as pessoas idosas a partir de 74 anos serão vacinadas em domicílio.

“Esse trabalho será realizado por cinco equipes volantes, que vão trabalhar em três turnos. A ideia é manter essas pessoas em isolamento social, evitando que se arrisquem buscando uma unidade básica de saúde”, explicou.