Fale Conosco

O senador Cícero Lucena gravou nesta quarta-feira (18), no estúdio do cafezinho do Senado, o programa Argumento da TV Senado. O parlamentar abordou os prazos de implantação e os desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010), além da experiência de fechamento do Lixão do Roger, em João Pessoa.

O senador fará um discurso sobre tema nesta quinta-feira (19) em Plenário.

De acordo com Cícero Lucena, o Ministério do Meio Ambiente só recebeu os planos de resíduos de 17 Estados, além de 23 planos intermunicipais que envolvem apenas cerca de 300 municípios. “Estamos muito lentos. Precisamos avançar muito, pois o último lixão do Brasil precisa ser fechado em agosto de 2014”, iniciou.

Cícero Lucena também falou sobre os desafios que enfrentou, quando prefeito de João Pessoa, para fechar o Lixão do Roger.

O senador recordou que venceu os problemas do Roger, um a um. Construiu moradia e creches para as famílias que moravam no Lixão; matriculou os jovens e adultos na escola; transformou os ex-catadores de lixo em agentes ambientais, em recicladores; combateu os elementos tóxicos produzidos pela decomposição do lixo no Roger; redirecionou o lixo destinado ao Roger para instalações sanitárias apropriadas.

-Resolvemos o problema na grande João Pessoa para os próximos 20 anos. Com muita luta, e nos antecipando a uma política nacional sobre o assunto, transformamos o Lixão do Roger em um exemplo de ação eficaz nas áreas ambiental e social, concluiu.

O senador chamou atenção para o vídeo postado no seu canal no Youtube, que mostra o fim do lixão do Roger. Veja aqui: http://www.youtube.com/watch?v=qSvstO99410