Fale Conosco

Tenho dito aqui que a boa relação entre o presidente da Câmata, Durval Ferreira, e o prefeito Luciano Cartaxo, tem mantido a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo na Capital. Durval é uma pessoa de fácil convivência e Cartaxo foi vereador conciliador e essas características de cada um contribui para o consenso que se viu na passagem de Cartaxo hoje pela Câmara.

É que o prefeito Luciano Cartaxo (PT) participou, na manhã desta quinta-feira (5), da solenidade de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) neste ano de 2015. Em seu discurso no Plenário Senador Humberto Lucena, o gestor municipal fez uma prestação de contas das ações realizadas ao longo de seus dois primeiros anos de mandato na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e elencou os desafios para este ano.

Luciano Cartaxo ressaltou, logo no início de sua fala na tribuna da CMJP, o prazer de retornar à Casa Napoleão Laureno, onde atuou como parlamentar pessoense por quatro mandatos. “Foi nesse ambiente que tive muitas lições de companheirismo, de como é importante estar próximo da população e que devemos colocar acima de tudo a coletividade e o bem comum”, afirmou.

O prefeito da Capital paraibana também destacou a boa relação e a parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo de João Pessoa, enfatizando os benefícios que a população obtém com esse trabalho conjunto. “A relação entre o Executivo e o Legislativo nunca foi tão saudável e honesta. Somos parceiros e representantes do povo, e será sempre esse o foco do nosso trabalho”, garantiu.

Executivo vai continuar priorizando educação no Município

O chefe do Executivo Municipal fez uma prestação de contas das ações já realizadas em diversas áreas e elencou, por exemplo, investimentos na área educacional. Ele citou a posse dos 1.300 aprovados no concurso para a Secretaria da Educação e Cultura (Sedec), homologado no ano passado, e melhorias estruturais na rede das creches de João Pessoa.

“Teremos, ainda este ano, um novo padrão de escolas em tempo integral nos mesmos moldes que o adotado nas creches. Locais mais humanizados, com salas climatizadas, bibliotecas, laboratórios, cinco refeições por dia, prática esportiva e todo um corpo de profissionais que vai fazer das nossas escolas verdadeiros centros de formação de uma nova geração”, revelou.

Luciano Cartaxo também enfatizou, desta vez na área da saúde, a entrega de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e de um Hospital Infantil equipado com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no bairro de Valentina Figueiredo. “A UPA do Valentina tem o porte de um hospital, e estamos construindo outra nos mesmos moldes no bairro de Cruz das Armas”, comentou.

Outras ações citadas para melhorar a infraestrutura em localidades da Capital paraibana foram: a revitalização da Lagoa do Parque Solon de Lucena; a ampliação de vias da Avenida Epitácio Pessoa e a implantação de uma faixa exclusiva para veículos de transporte público coletivo; a duplicação da Avenida Panorâmica, no Altiplano; o alargamento e asfaltamento de ruas no entorno do Viaduto do José Américo; a reurbanização do bairro São José; e a construção de quase seis mil unidades habitacionais com todos os equipamentos públicos à disposição dos moradores.

Desafios para 2015

Em relação aos principais desafios para este ano, Luciano Cartaxo citou as dificuldades previstas em virtude da queda no crescimento das receitas e a necessidade de ajustes no orçamento. “Teremos um período de dificuldades econômicas, com grandes ajustes que estão sendo feitos no âmbito federal e estadual e com reflexos diretos em todas as cidades do País. Já estabelecemos as prioridades, estamos racionalizando todos os gastos, reduzindo perdas em tudo que é possível e, como isso, garantindo que a cidade continue a receber serviços melhores e que as realizações sejam ainda maiores”, observou.

Semob recebe 41 veículos para auxiliar no ordenamento do trânsito de JP

Antes de ser iniciada a sessão solene no Plenário da Casa, o prefeito Luciano Cartaxo fez a entrega, juntamente com o presidente da CMJP, Durval Ferreira (PP), e outros vereadores e autoridades, de 41 veículos que vão auxiliar no trabalho de fiscalização e ordenamento do trânsito realizado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). As 40 motos e uma van foram enfileiradas em frente ao prédio da CMJP.