Fale Conosco

O conjunto de obras que estão sendo tocadas ao mesmo tempo pelo prefeito Luciano Cartaxo em todos os bairros de João Pessoa, vão calar seus adversários quando a verdade abafada vier à tona.

Hoje, por exemplo, a entrega de apenas uma etapa do Condomínio Vieira Diniz impactou o noiticiário. Imaginem quando todos ficarem sabendo que mais de 20 escolas estão sendo climatizadas e que UPAS, UBSFs, praças, escolas de tempo integral e centenas de ruas estão sendo pavimentadas.

Quem estiver achando que a gestão de Cartaxo se resume às importantes obras da Lagoa e Calçadão da Praia, tire o cavalinho da chuva. Aliás, por falar em chuva, o desassoreamento do Rio Jaguaribe e a drenagem daquele trecho da Beira Rio que alagava com qualquer chuvinha, já estão dando resultados e só não admite quem torce pelo pior para tirar dividendos eleitoreiros.

Imaginem a alegria de 512 famílias de João Pessoa que vão poder dormir em uma casa própria a partir desta quarta-feira. Imaginaram?

O grupo foi contemplado com os apartamentos do Bloco A do Residencial Vieira Diniz, obra da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), entregue pelo prefeito Luciano Cartaxo. Com estas são mais de duas mil pessoas, que vão deixar para trás o pagamento de aluguel ou a insegurança das áreas de risco, para viver com qualidade.
 
No total, a PMJP entregou 2.700 unidades habitacionais em pouco mais de dois anos. O Vieira Diniz, no entanto, possui uma proposta diferenciada. Trata-se do primeiro residencial que funciona como um condomínio fechado, além de estar equipado com quadras de esporte e espaços específicos para lazer e convivência, além de acessibilidade nas ruas.
 
“Estamos entregando mais que casas, estamos garantindo um espaço seguro, confortável e digno para que estas famílias possam iniciar um novo momento em suas vidas, e para que possam construir novos laços”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. “O lar é a base para o fortalecimento da família e o nosso objetivo é propiciar isso para as pessoas que sofrem com a falta de moradia na nossa cidade”, complementou.
 
O Residencial Vieira Diniz possui 992 apartamentos divididos em dois blocos. O Bloco A, entregue nesta quarta-feira (25), conta com 512 unidades. Já o Bloco B, que deverá ser entregue até o próximo mês de junho, possui 480. Só na primeira etapa foram investidos R$ 32 milhões, recursos do programa ‘Minha Casa Minha Vida’, do Governo Federal.

 
Do total, 24 apartamentos são adaptados para o acolhimento de idosos ou pessoas com deficiência. As moradias possuem 45 metros quadrados (m²), incluindo as áreas privativas e de uso comum, e contam com sala, dois quartos, banheiro, cozinha e área de serviço.
 
Vida nova – Para os moradores que receberam suas casas, a sensação era de recomeço. Foi o caso da dona de casa Lucilene dos Santos, de 36 anos, que vai morar com o marido e seus oito filhos. “Eu não tenho emprego e meu marido trabalha como carroceiro. O dinheiro do mês era quase todo só para o aluguel”, contou. Agora a esperança é de vida melhor. “A família é grande, mas eu vou morar no que é meu, sem medo de que ninguém tome de mim”, declarou.
 
Já a dona de casa Marleide Bezerra, de 37 anos, diz que o apartamento é uma conquista para a vida da filha Heloísa, de seis anos, que teve paralisia pós-parto. “A gente vivia na casa do meu sogro e ela está crescendo, querendo ser mais independente. Nós recebemos um apartamento adaptado e isso vai ser maravilhoso para o crescimento dela”, avaliou.
 
Trabalho social – De acordo com a secretária municipal da Habitação, Socorro Gadelha, a responsabilidade do Município com as famílias beneficiadas não termina com a entrega dos apartamentos. Todas participam de um trabalho social, que é iniciado três meses antes da entrega dos apartamentos e se estende por mais dois anos.
 
“É um trabalho muito importante onde desenvolvemos um senso de comunidade entre os novos moradores, e que permite uma convivência muito mais harmônica para todos”, explicou a secretária. Os moradores terão acesso a campanhas educativas, aulas de educação física e oferta de cursos profissionalizantes. Além disso, são promovidos eventos esportivos e festas que marquem as datas comemorativas.
 
Cidadania – A entrega do Bloco A do Residencial Vieira Diniz foi marcada ainda pela realização de uma ação cidadania, que envolveu diversas Secretarias da gestão municipal. A atividade contou com estandes de informação e cadastro em programas do Governo Federal, como o Bolsa Família e o Pronatec; e de serviços do Município, como o Balcão de Direiros, o Sine-JP (com ofertas de emprego), além da Secretaria da Saúde, que fez testes de glicemia e aferição de pressão arterial.
 
A ação ainda teve espaço para entretenimento e diversão. As crianças tiveram acesso a oficinas de desenho e contação de histórias. Também foi oferecido tratamento estético com corte de cabelo e limpeza de pele. A solenidade contou com apresentações da Banda 5 de Agosto e da orquestra PB Baile.