Fale Conosco

UOL e CG a tucana do nordeste

Campina Grande tornou-se manchete nacional no portal UOL, como a “cidade tucana” no Nordeste petista. Tudo porque foi uma das únicas cidades do Nordeste em que o tucano Aécio Neves venceu a presidente Dilma, no primeiro turno. Como se sabe, Aécio teve 39,4% dos votos válidos, contra 32,1% de Dilma.

Com o título “Nordeste tem “ilha tucana” em cidade conhecida como a São Paulo da região”, a reportagem diz: “Em meio a cidades fielmente eleitoras do PT na disputa pela Presidência, Campina Grande (a 131 km de João Pessoa) é um ponto fora da curva no Nordeste, o que a fez uma verdadeira ilha de resistência tucana na região.”

E segue: “Desde 2002, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o poder, o PT sempre se acostumou a vencer as eleições presidenciais em quase todas as cidades da região. A única em que nunca venceu – um turno sequer – foi Campina Grande, na Paraíba…  No primeiro turno, apenas Campina Grande e Buerarema (cidade no sul da Bahia marcada por conflitos indígenas) deram vitória a Aécio.”

Adiante, diz ainda a reportagem: “Conhecida como terra do trabalho, a cidade é comparada a São Paulo. ‘Campina tem diferenças sociológicas, econômicas e culturais que a diferem das cidades desse porte do nordeste. Somos uma cidade formada também por forasteiros, que vêm para vá estudar, mas terminam se ‘acampinando’. Seríamos aqui uma São Paulo da nossa região’, disse o presidente do PSDB de Campina, José Marques. Outro fator citado por ele é a liderança politica de Cassio no município. ‘Temos nele uma liderança incontestável, e isso é fundamental. Isso fortalece muito o PSDB aqui e explica as vitórias’, afirmou.”

Mais em http://goo.gl/nVT0XO.

BHM