Fale Conosco

A Campanha de vacinação contra a Gripe encerra na próxima sexta-feira (15/06). A vacinação que seria encerrada no dia 1º de junho, foi prorrogada por determinação do Ministério da Saúde, em decorrência da paralisação dos caminhoneiros no início de junho. A meta de 2018 da campanha é atingir 90% do público-alvo.

“Com a campanha estendida, continuamos reforçando a importância das pessoas que se enquadram nos grupos prioritários a procurarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para receber a dose e ficar imune as complicações causadas pelo vírus influenza”, disse a Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Dayanne Franklin.

A vacina protege o indivíduo dos três tipos de vírus que circulam no Brasil, o tipo A (H1N1, H3N2) e o tipo B. O Conde recebeu mais de 4 mil doses da vacina e as Unidades Básicas de Saúde do município estão atendendo a população de 08h às 12h e das 13h às 16h. Estima-se que em todo o estado, cerca de 1.070.000 pessoas sejam imunizadas.

Os grupos prioritários são: gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas com 60 anos de idade ou mais; crianças de seis meses a menores de cincos anos de idade; povos indígenas; trabalhadores da saúde; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estejam cumprindo medidas socioeducativas e os professores das escolas públicas e privadas.

Sobre o Influenza

Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.