Fale Conosco

Nesta sexta-feira (1) foram empossados os 27 vereadores eleitos em novembro para a nova legislatura na Câmara Municipal de João Pessoa. A solenidade aconteceu no plenário da Casa de forma presencial e também foi transmitida ao vivo pela internet para evitar aglomerações no local. Após posse, os vereadores elegeram a mesa diretora que comandará a Câmara pelos próximos dois anos. O vereador Dinho (Avante) foi eleito o novo presidente.

Inicialmente, a sessão que marcou o começo de um novo mandato foi presidida por Durval Ferreira, por ser o parlamentar mais antigo da casa. Mas, depois da eleição interna, Dinho assumiu o posto.

Os novos vereadores empossados cumprirão quatro anos de mandato, tendo início em 1º de janeiro de 2021 e finalizando em 31 de dezembro de 2024. Apenas uma mulher foi eleita para a legislatura atual, Eliza Virgínia (PP).

A mesa diretora cumpre mandato de dois anos. A disputa para o primeiro biênio aconteceu em chapa única e foi eleita por unanimidade, recebendo todos os 27 votos dos parlamentares. Dinho (Avante) foi eleito o novo presidente da Casa. Também foram eleitos a primeira vice-presidente Eliza Virgínia (PP); segundo vice-presidente Thiago Lucena (PRTB); primeiro secretário Damásio Franca (PP); segundo secretário Tarcísio Jardim (Patriota); e terceiro secretário Bispo José Luiz (Republicanos).

Os parlamentares aproveitaram a ocasião e anteciparam o pleito da mesa diretora da Câmara para o segundo biênio da legislatura, mandato que só começa em janeiro de 2023. Desta vez, os vereadores Mikika (MDB), Coronel Sobreira (MDB), Marcos Herinques (PT) e Junior Leandro (PDT) estavam ausentes. Os 23 vereadores restantes elegeram Bruno Farias (Cidadania) como futuro presidente. A formação da próxima mesa diretora também conta com o vice-presidente Carlão Pelo Bem (Patriota); segundo vice-presidente Bosquinho (PV); primeiro secretário Odon Bezerra (Cidadania); e segundo secretário Zezinho Botafogo (Cidadania).

A renovação da Câmara de João Pessoa foi de 48%. Comparando com as eleições de 2016, 14 candidatos foram reeleitos e 13 foram eleitos.

G1