Fale Conosco

A Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande disponibiliza gratuitamente, através do calendário de rotina e das campanhas realizadas durante o ano, vacinas contra diversas doenças e que devem ser tomadas desde o nascimento até a terceira idade, como explica a coordenadora municipal de Imunização, Tânia Jerônimo. Por medo ou desinformação, as pessoas costumam levar as crianças às unidades de saúde, mas não procuram também se proteger contra as doenças através das vacinas, que contribuem para a redução de doenças imunopreviníveis da população. Neste ano, foram realizadas três campanhas: contra influenza, contra poliomielite e de seguimento contra o sarampo.

Algumas das vacinas, mesmo tomadas durante a infância, devem ser repetidas a cada dez anos, como por exemplo, as vacinas contra tétano e difteria. “As vacinas são aplicadas em diversas faixas etárias e de acordo com as necessidades de cada pessoa”, acrescenta a coordenadora de Imunização. O tétano, doença que costuma ser fatal em 40% das pessoas contaminadas, também pode ser evitada com a aplicação de uma vacina, assim como a febre amarela, que precisa ser tomada por pessoas que moram ou irão viajar para locais considerados de risco.

Para as mulheres que pretendem engravidar e que ainda não foram vacinadas contra a rubéola, a recomendação é que elas procurem as unidades de saúde para impedir que a doença, caso seja contraída durante a gravidez, não afete o desenvolvimento da criança, através da Síndrome da Rubéola Congênita. O calendário de vacinação tem como objetivo erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis em todo o país e neste ano, duas vacinas foram incluídas no calendário da criança: vacina antipneumocócica 10 valente e a meningite C conjugada.

No município, são 82 salas de vacina instaladas nas UBSF (unidades Básicas de Saúde da Família), Centros de Saúde, ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), Serviço Municipal de Saúde e Unidade da Criança do HUAC (Hospital Universitário Alcides Carneiro).