Fale Conosco

O Centro Estadual de Regulação Hospitalar para Covid-19 da Paraíba detectou uma queda de 11% na internação de idosos acima dos 60 anos no estado no mês de março, em comparação ao mês de janeiro, quando iniciou-se a campanha de imunização. Houve também uma redução em 12% na internação de idosos acima de 80 anos. Em contrapartida, houve um aumento de 8% de internação de adultos entre 40 e 59 anos.

O  secretário executivo da Saúde, Daniel Beltrammi, atribuiu a queda nas internações ao sucesso da campanha de imunização. Já foram vacinadas 414.385 pessoas acima de 60 anos. Ele ressalta que os idosos acima de 80 anos têm maior participação na segunda dose, além de terem maior cuidado em relação as medidas de segurança de proteção sanitária contra a Covid.

O crescimento no número de internações entre pessoas na faixa etária de 40 a 59 anos se dá pela maior exposição desse grupo ao vírus e maior comportamento de risco, como abandono do uso de máscaras e aglomerações em atividades de lazer dentro e fora de casa. O secretário ressalta que medidas não farmacológicas como o uso de máscaras, lavagem das mãos e distanciamento social, são essenciais para redução da circulação do vírus.

Esquema vacinal contra a Covid

O público a ser imunizado continua sendo profissionais de saúde 57+ e as pessoas com comorbidades de mesma faixa etária. As doenças atendidas serão do tipo diabetes mellitus, hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 (IMC >40). No grupo especial – acima de 18 anos – serão atendidas aquelas pessoas que já fizeram transplante (exceto córnea), seja paciente de hemodiálise ou possua anemia falciforme.