Fale Conosco

O Produto Interno Bruto (PIB) 2010 dos municípios paraibanos foi divulgado em dezembro desse ano pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e elenca Boa Vista em 4º lugar no ranking do PIB per capita, ultrapassando a capital João Pessoa.

Boa Vista teve a maior variação positiva, com crescimento superior a 36% do PIB, entre 2009 e 2010. Essa variação se deu devido a contribuição positiva da indústria de transformação e dos ramos de distribuição de energia elétrica e de transporte terrestre.

Situando-se na região metropolitana de Campina Grande, Boa Vista, tem relevância no Setore Secundário e Terciário em sua base econômica. O município tem grande destaque com a indústria extrativista mineral, com a exploração da bentonita – possuindo uma das mais expressivas reservas mundiais.

A atividade agropecuária também tem grande expressividade em Boa Vista com a produção de bovinos e caprinos, sobretudo devido ao apoio dado pela prefeitura municipal com a disponibilidade ao homem do campo de uma das maiores frotas agrícolas da região.

O município de Cabedelo lidera o ranking do Ideme, com o maior PIB per capita estadual, seguido de Caaporã, Conde, Boa Vista e João Pessoa. O município de Boa Vista apresenta PIB per capita de R$ 14.442,00, variação de 29,6% de 2009 a 2010.

Um PIB per capita dessa natureza não reflete, necessariamente, em mais renda para o trabalhador. “Se o índice aumentou foi porque as economias municipais adicionaram valores proporcionalmente maiores do que suas populações, o que não quer dizer que as pessoas vivam em óticas condições financeiras” lembra Geraldo Lopes, economista do Ideme.

Ascom – PM Boa Vista