Paraíba

Bloco Cafuçu anima o Folia de Rua nesta sexta-feira (9) com homenagem a Corrinha

Continuando os festejos pré-carnavalescos do Folia de Rua, o bloco mais charmoso da Capital ganha as ruas do Centro Histórico de João Pessoa nesta sexta-feira (9). E a TV da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) conversou com Bertrand Lira, um dos fundadores do bloco, sobre o que é ser Cafuçu e sobre a homenagem que a agremiação vai fazer à foliã Corrinha Mendes, que é considerada a “cara” do bloco, e que faleceu no último dia 10 de janeiro, vítima de câncer.

Bertrand explicou que ser cafuçu é muito amplo, é brega, é chique, mas que acima de tudo “o bloco é uma brincadeira, uma apologia à espontaneidade e ao natural”, afirmou. Ele contou ainda que o bloco que iniciou como Unidos do Cafuçu passou do trio elétrico na praia para orquestras no Centro Histórico. “Decidimos valorizar o patrimônio histórico e o artista local”, destacou.

Rainha do Cafuçu desde 2001, Corrinha Mendes era destaque por sua irreverência, sua “breguice” e sua inconfundível risada. “Ela ria dela mesma, ria das pessoas”, lembrou. Eterno símbolo do Carnaval pessoense, “Corrinha não vai ser esquecida nunca”, garante.

“A festa vai continuar e a melhor forma de homenagear Corrinha é estar presente no Carnaval, pois o espírito da alegria não acaba”, convidou Bertrand para a concentração do bloco, que acontece na Praça do Bispo (Praça Dom Adauto), no Centro, a partir das 21h, com orquestra de frevo animando os cafuçus.

Elefante da Torre

Ainda na sexta-feira (9), o Bloco Elefante da Torre anima a Praça São Gonçalo no bairro com orquestra e banda a partir das 18h. O fundador e presidente do bloco, Flauber Santos, explicou como o bairro é rico em cultura popular. “Tá no sangue, tá na veia falar dos cantores e compositores que produzem a arte e a cultura da Paraíba, é o resgate da nossa cultura no nosso bairro e na nossa cidade”, citou Flauber.