Notícias

Biografia do poeta Ronaldo Cunha Lima será lançada em JP e CG

Vereador e prefeito de Campina Grande por dois mandatos, deputado estadual, federal, senador e governador do Estado, o poeta Ronaldo Cunha Lima será lembrado nesta sexta-feira, 29, a partir das 18h, no Museu de Arte Popular da Paraíba, às margens do Açude Velho, onde será lançada a biografia “Ronaldo Cunha Lima – Um Nordestino de Todo Canto”.

A obra é de autoria de Diógenes da Cunha Lima, primo do poeta e presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL).

Editado e distribuído pela Editora IMEPH, de Fortaleza, o livro vem acompanhado de CD com entrevista do biografado no programa “Memória Viva”, da TV Universitária da UFRN. A biografia é fruto da sólida amizade nutrida por Diógenes e Ronaldo durante seis décadas.

Antes do lançamento em Campina, porém, “Ronaldo Cunha Lima – Um Nordestino de Todo Canto” será apresentado na Academia Paraibana de Letras, no Centro de João Pessoa, nesta quinta-feira, 27, a partir das 19h.

O livro tem mais de 300 páginas e nele o narrador mostra o perfil de um político-poeta através de fragmentos literários, cartas, bilhetes, poemas, entrevistas e depoimentos, construindo uma obra de emoção.

O autor garante que não faltará interesse na publicação, além de ter tom descontraído.

Os leitores podem esperar histórias e confissões afetuosas de um nordestino feito de lirismo e bom humor.

“É uma biografia sem fel e sem lágrimas, marcada pela poesia e por histórias preciosas que dão contorno à rica personalidade de Ronaldo”, sublinhou Diógenes Cunha Lima.

O Poeta – Advogado, promotor de justiça, professor, poeta e político, Ronaldo José da Cunha Lima também fez carreira como escritor, chegando a assumir a cadeira de número 14 na Academia Paraibana de Letras em 1994, além de ser lembrado para a Academia Brasileira de Letras entre os imortais. Era apaixonado por poesia, sobretudo pela obra do também paraibano Augusto dos Anjos. Em 1988, venceu o programa “Sem Limite”, da Rede Manchete, com perguntas sobre a vida e obra do poeta do EU.

O Autor – Diógenes da Cunha Lima é autor de “Câmara Cascudo – Um Brasileiro Feliz”, que já se encontra em sua 4ª edição; “Livro das Respostas” (um diálogo onírico comm o Pablo Neruda de “Libro de las preguntas”); “Natal – Uma Nova Biografia”; “Memória das Águas”; e “O Trem da Minha Vida”, entre outros livros. Recentemente participou do Salon Du Livre de Paris.