Fale Conosco

Cada vez mais atuante nos encontros que buscam soluções imediatas para minorar os efeitos da seca, o deputado federal Leonardo Gadelha (PSC-PB) recebeu apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nas ações em favor do município de Sousa e região. “É gratificante receber suporte de uma entidade que goza de tanta credibilidade e respeito”, disse Gadelha.

 O deputado participou, no dia 21 de março, na sede da Ordem, subseção de Sousa, de um debate denominado “Água. Solução Já”. Nesta semana, informou Gadelha, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS) prepara um projeto para transferir água do Canal da Redenção para o açude de São Gonçalo. “Assim que o projeto estiver concluído, na primeira quinzena de abril, iremos apresentá-lo em Brasília ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Irei pessoalmente, acompanhado do prefeito André Gadelha, de membros da OAB e da direção do DNOCS”, afirmou o deputado federal.

Ainda em Sousa, Leonardo Gadelha reafirmou a necessidade de combater de forma definitiva os problemas decorrentes das secas, realidade possível com a transposição das águas do Rio São Francisco. “A seca é um fenômeno crônico que, de tempos em tempos, vai assolar a população no Nordeste.

Por isso que durante muitos anos o deputado Marcondes Gadelha lutou por essa obra, enquanto muitos achavam impossível realizar algo de tão grande vulto”, lembrou o deputado. Agora, disse, a obra se acelera e a expectativa é que até 2015 a Paraíba possa desfrutar da água do Rio São Francisco. “Também precisamos fazer uma segunda discussão: como capilarizar essas águas? Elas farão os nossos reservatórios ficarem repletos, mas nós precisamos distribuí-la, fazer com que essa água chegue aos grandes centros urbanos e chegue às comunidades mais difusas. Essa é uma segunda etapa da transposição, e já estamos preparando as soluções”, afirmou Leonardo Gadelha.