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Avaliação psicológica anual dos alunos da rede municipal de ensino aguarda sanção do Executivo

Na última votação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) no ano passado, foi aprovada uma matéria que institui a avaliação psicológica dos alunos da rede municipal de ensino da capital paraibana, no início de cada ano letivo. A matéria, que aguarda a sanção do Executivo Municipal, foi proposta pelo vereador Humberto Pontes (Avante).

De acordo com o documento, a rede municipal de saúde disponibilizará avaliação psicológica aos alunos da rede municipal de ensino no início de cada ano letivo. A avaliação psicológica será ministrada por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos e assistentes sociais da rede municipal de saúde.

Em sua justificativa, o vereador Humberto Pontes destaca que uma pesquisa feita pela Fundação Lemann avaliou o trabalho dos professores da rede pública no Brasil. De acordo com os resultados, obtidos por entrevistas com mil profissionais, os maiores problemas que dificultam a educação nacional são a falta de acompanhamento psicológico de estudantes; além da indisciplina, em suas diversas manifestações.

“A necessidade da avaliação psicológica de crianças é de suma importância, pois tem um caráter preventivo, uma vez identificado o problema e iniciado o tratamento psicológico com antecedência, existe uma grande possibilidade de o problema ser sanado, aumentando assim a qualidade de vida da criança e consequentemente sua expectativa de futuro”, justifica o vereador.

A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ficará encarregada de elaborar o calendário para a aplicação da avaliação. O aluno que já estiver sendo assistido por profissionais ou instituição da rede privada deverá comprovar através de atestado ou declaração. Se sancionada a nova norma entra em vigor na data de sua publicação e o Poder Executivo institui ato para a sua regulamentação.

O parlamentar enfatiza que pesquisas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) concluíram que, quando são compreendidas, as crianças passam a entender melhor o outro. Assim, acabam criando vínculos de relacionamento e melhoram sua autoestima.

“No futuro, os reflexos são percebidos em um adulto mais seguro e forte. Outro ponto importante é que a avaliação psicológica no contexto escolar aumentará o nível intelectual dos alunos, tendo em vista que alguns problemas serão sanados com o devido tratamento, contribuindo assim com o aumento das notas e melhorando a eficácia das escolas municipais no sentido de formar futuros profissionais”, defende.

Fonte: Assessoria CMJP

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