Fale Conosco

O que está acontecendo com a segurança brasileira?

Tudo parece tão sensível e suscetível aos ataques externos, ontem foi a vez dos sites oficiais do país. As páginas eletrônicas do Portal Brasil, Presidência da República, Receita Federal e Petrobrás foram vítimas de ataques de hackers desde a madrugada de ontem até a tarde.

O ataque não modificou informações dos sites, mas fez com que as páginas ficassem fora do ar durante horas por uma simulação de milhares de acessos simultâneos, técnica batizada de “negação de serviço” e conhecida pelas iniciais em inglês DDoS (Distributed Denial of Service), que faria o site ficar indisponível.

Os responsáveis pelos ataques? Bem, até o momento, quem assumiu a autoria dos atos foi um grupo chamado “LulzSecBrazil” que é ligado ao grupo “LulzSec” que atacou, recentemente, sites de empresas de tecnologia. A questão é que o servidor de onde partiram os ataques é localizado na Itália.

O grupo “LulzSecBrazil” criou uma conta no Twitter para falar sobre o ataque e reclamar do alto valor da gasolina quando atacou o site da Petrobrás.

Se até os sites do Governo Federal estão sendo atacados, a insegurança é ainda maior.

O que fazer pra resolver ou prevenir esses ataques?

Em tempo: um portal de noticias de João Pessoa foi vítima de ataque semelhante há cerca de um mês.