Fale Conosco

Mesmo afastado do caso por ordem da Corregedoria da Justiça Federal do Rio de Janeiro, o juiz Flávio Roberto de Souza, da 3ª Vara Criminal Federal, continua mantendo na garagem do prédio onde mora o luxuoso Range Rover que pertence a Thor Batista, filho do ex-bilionário Eike Batista, acujos bens ele mandou apreender. O flagrante foi feito na manhã desta sexta-feira (27).

O afastamento do juiz da condução dos processos contra Eike foi determinado pela corregedora-nacional de J…ustiça, ministra Nancy Andrighi, na noite desta quinta-feira. O juiz Flávio Roberto de Souza foi flagrado dirigindo o Porsche Cayenne de Eike, que guardou na garagem do prédio onde mora, junto com a Range Rover de Thor. Flávio Roberto Souza também deu a um vizinho a guarda de outro carro da família de Eike e de um piano de cauda, que ele também mandou apreender.

Nancy Andrighi determinou que os processos de Eike sejam distribuídos a outro juiz e também a instauração de procedimento disciplinar que tramitará junto com uma sindicância já aberta na Corregedoria do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. O plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), segundo dispõe a Lei Orgânica da Magistratura, poderá aplicar sanções ainda mais duras, como o afastamento do magistrado de suas atribuições.

Andrighi considerou que “não há e nem pode haver” possibilidade de “um juiz manter em sua posse patrimônio de particular”. Ela destacou que, como justificativa para o seu ato, o magistrado afirmou que vários juízes fazem o mesmo. Para ela, o juiz federal feriu o código de conduta da magistratura.

Com Diário do Poder