Fale Conosco

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nessa segunda-feira (7) sobre o primeiro possível caso de Candida auris no Brasil, fungo resistente a medicamentos e responsável por infecções hospitalares.

O “superfungo”, como é chamado, é resistente a medicamentos, e foi identificado em amostra de ponta de cateter de um paciente internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) da Bahia.

De acordo com o alerta da Anvisa, a presença do fungo foi confirmada por meio da técnica Maldi-Tof, realizada no Laboratório Central de Saúde Pública Prof. Gonçalo Moniz (LACEN/BA) e no Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Ainda serão realizadas as análises fenotípicas para verificar o perfil de sensibilidade e resistência e o sequenciamento genético do micro-organismo pelos laboratórios da rede nacional para identificação de Candida auris.

Segundo o comunicado, uma força-tarefa nacional esteve na unidade de saúde para se certificar que todas as medidas de controle da infecção e de prevenção estejam sendo tomadas corretamente. Além disso, uma investigação epidemiológica será conduzida pelo estado para verificar se existe a contaminação de outras pessoas do serviço de saúde.

SBT Brasil