Notícias

Agendamento eletrônico para vistoria de veículos começa hoje

Os usuários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Campina Grande podem a partir de hoje realizar o agendamento eletrônico para vistoria de veículos, antes organizado por ordem de chegada com a distribuição de fichas. O serviço já está disponível para o acesso dos usuários pela internet através do site do Detran. A medida visa a agilizar o atendimento e o fim da formação de filas de usuários, que esperam em média até quatro horas.

Renan Silva, 20 anos, disse que chegou na sede do Detran, às 5h de ontem, e somente depois de três horas de espera conseguiu ser atendido. “Fui atendido antes das 9h porque cheguei cedo, caso contrário, só iria ser atendido durante a tarde”, disse.

O superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, explicou como funcionará o processo de agendamento e destacou a implantação do novo serviço.

“O Detran fez uma reformulação no seu site, e a partir dessa modificação foi criado o sistema de agendamento eletrônico para vistoria veicular, o que representa um avanço importante, tendo em vista a tranquilidade que será oferecida aos usuários, que não precisarão mais esperar em filas pelo atendimento”, ressaltou Rodrigo Carvalho.

Para fazer o agendamento, os usuários deverão acessar o site do Dentran no endereço eletrônico (http://www.detran.pb.gov.br), clicar na opção agendamento e fazer o preenchimento de um formulário com as informações do veículo e, posteriormente, comparecer à sede do órgão para que seja realizado o procedimento de vistoria. Em Campina Grande de segunda a sexta-feira o agendamento por dia é previsto para 140 veículos nos horários das 7h30 à 5h, e nos sábados veículos nos horários das 8h às 13h.

Maçal Figueirêdo, 48 anos, acredita que a mudança irá melhorar o serviço, principalmente, para o usuário que poderá agendar a vistoria direto de casa. “Será muito bom, porque não teremos que esperar em filas”, disse.

Em João Pessoa as vistorias previstas diariamente serão de 178 para sede do Detran, em Mangabeira; 36 para o posto de atendimento do Shopping do Automóvel e 26 para o Shopping Carro Legal, ambos localizados na BR-230, estrada de Cabedelo.

O superintendente disse ainda que o agendamento eletrônico funcionará inicialmente em Campina Grande e, a partir do próximo dia 18, em João Pessoa. Nas outras sedes regionais do Detran, ele explicou que o processo só deve acontecer posteriormente, com base na demanda de cada localidade.

Processo de vistoria
A vistoria veicular acontece durante o primeiro emplacamento, transferência de propriedade, mudança de domicílio ou qualquer alteração no veículo que exija a emissão de um novo documento. Em Campina Grande, uma equipe formada por seis agentes de vistoria realiza este trabalho diariamente.

De acordo com o chefe de vistoria da 1ª Ciretran de Campina Grande, Rodrigo Tomaz, a média de vistoria para cada veículo tem a duração geralmente de 20 minutos, a depender de cada caso. “O processo de agendamento é uma mudança que modificará bastante o serviço, porque todo o procedimento acontecerá a partir dos horários estabelecidos”, disse.

JP