Fale Conosco

Apesar de afetar, em sua maioria, pessoas com idades mais avançada, a Covid-19 também atinge crianças. Nos dois primeiros meses de 2021, 1.505 crianças com idade até 9 anos foram diagnosticadas com a doença na Paraíba. Até 3 de março, 7.622 crianças haviam sido infectadas pelo novo coronavírus no Estado.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 6 de janeiro, o número de crianças zero a nove anos que testaram positivo para a Covid-19 era de 6.117. O aumento do número de caso nos últimos dias aconteceu no período de férias escolares e pós Carnaval.

Nesta quinta-feira (11), segundo o censo dos hospitais, foi constatado que 42 crianças acometidas com a doença estão internadas na rede pública de Saúde da Paraíba, sendo nove em UTIs e 33 em enfermarias.

Ainda conforme informações da SES, 37 estão hospitalizadas no Hospital de Valentina, em João Pessoa, sendo oito em UTIs e 29 em enfermarias. Em Campina Grande, uma criança recebe tratamento para a infecção causada pelo coronavírus na UTI e outras quatro na enfermaria do Hospital da Criança. A taxa de ocupação de leitos infantis em UTIs é de 45% e em enfermarias 46%.

Segundo boletim epidemiológico recente divulgado pela Secretaria, 3.868 meninas e 3.754 meninos foram diagnosticados com a doença, totalizando 7.622. 

Entre os dias 21 de janeiro e 03 de fevereiro houve um pico no número de crianças de zero a nove anos infectadas, com 484 novos casos confirmados, justamente no período das férias escolares. Outro momento que registrou um aumento significativo no número de casos foi entre os dias 17 de fevereiro e 03 de março, onde 423 novos diagnósticos foram constatados, época correspondente ao pós-carnaval.