• Sobre
  • Contato
24/10/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Destaque2

Coren PB emite Nota de Repúdio diante de declarações de pré-candidato à Prefeitura de Princesa Isabel

4 de agosto de 2020
em Destaque2
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A
Coren PB apresenta impugnação em dois concursos na PB por salários incompatíveis

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) emitiu nesta terça-feira (04) Nota de Repúdio diante das declarações do pré-candidato à Prefeitura de Princesa Isabel, Dr. Alan Moura, em debate veiculado na Rádio Princesa Fm.

No texto, o Coren PB destaca que tais declarações “menosprezaram a atuação dos Enfermeiros e Enfermeiras na assistência à saúde da gestante na realização do pré-natal”. “Assim, é importante esclarecer à população que os enfermeiros e enfermeiras que cuidam do pré-natal, prestam assistência de qualidade a grávida, família e comunidade, sendo protagonista na redução de indicadores negativos de assistência à mulher no Brasil”.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB) responsável pela regulação do exercício profissional da enfermagem no campo da assistência à saúde, vem à público manifestar seu total repúdio às declarações proferidas pelo pretenso candidato à Prefeitura de Princesa Isabel, Dr. Alan Moura, em debate veiculado na Rádio Princesa Fm.

Os comentários veiculados pelo Dr. Alan Moura menosprezaram a atuação dos Enfermeiros e Enfermeiras na assistência à saúde da gestante na realização do pré-natal, pois ele assevera que os PSF´s (Programas de Saúde da Família) da cidade de Princesa Isabel são totalmente falhos, afirmando que o pré-natal é realizado pelas enfermeiras e necessitariam de acompanhamento específico do médico para fazer um pré-natal bem feito.

O Coren-PB reitera a importância das habilidades técnico-científicas da Enfermagem em todos os níveis do cuidado, enfatizando que a construção da saúde pública brasileira deve ser global, pois uma assistência segura e de qualidade é alicerçada na multidisciplinaridade, valorizando o papel de cada profissão.

O enfermeiro desempenha um papel fundamental na assistência à gestante. A Lei federal Nº 7.498/86, lei do exercício profissional de enfermagem, habilita o profissional enfermeiro em exercer a plena função da assistência à saúde em qualquer ciclo de vida, inclusive na assistência a gravidez (pré-natal), parto e nascimento, realizando consultas, solicitando exames, realizando diagnósticos e prescrevendo os medicamentos de protocolos estabelecidos pelo sistema único de saúde, sem quaisquer prejuízos a gestante sobre sua assistência.

Mais ainda, no tocante à saúde da mulher, o componente pré-natal no Brasil é regulado pela Portaria nº 1.459/2010/MS que criou a Rede Cegonha, e instituiu a multidisciplinaridade no acompanhamento gestacional. Mais ainda, há outras legislações que disciplinam a assistência à saúde da população como a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 que instituiu a Política Nacional da Atenção Básica. É importante mencionar que através dos protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde, cada membro da equipe multiprofissional de saúde tem sua responsabilidade legal, ética e técnica de conduzir a assistência pré-natal de acordo com sua habilitação.

As usuárias do pré-natal devem ser plenamente atendidas por todos os participantes da equipe multiprofissional, não devendo resumir o pré-natal a pedidos de exames e monitoramento da grávida por um único profissional médico, um processo em que compreende a assistência à saúde de forma limitada e ultrapassada.

Assim, é importante esclarecer à população que os enfermeiros e enfermeiras que cuidam do pré-natal, prestam assistência de qualidade a grávida, família e comunidade, sendo protagonista na redução de indicadores negativos de assistência à mulher no Brasil.

Por fim, o Coren-PB registra seu repúdio às declarações do Dr. Alan Moura, pois não só os enfermeiros, mas toda a enfermagem da Paraíba sente-se desrespeitada pelo seu posicionamento em que colocou o profissional de enfermagem como profissional inferior e desqualificado para atendimento a gestante.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

A briga pela indicação implodiu a arena do Palácio do Bispo em Campina

Próxima Matéria

Pesquisadores da Paraíba desenvolvem máscara que mata o coronavírus a custo de dez centavos a unidade

Matérias Relacionadas

CPI dos Combustíveis visita Polícia Civil da Paraíba
João Pessoa

CPI dos Combustíveis visita Polícia Civil da Paraíba

23 de outubro de 2025
Disputa por nova vaga: Fernando Catão se despede do TCE-PB
Paraíba

Disputa por nova vaga: Fernando Catão se despede do TCE-PB

23 de outubro de 2025
Líder do governo diz que incertezas no PSB gera desinteresse em futuros filiados do partido
Política

Líder do governo diz que incertezas no PSB gera desinteresse em futuros filiados do partido

23 de outubro de 2025
Próxima Matéria
Pesquisadores da Paraíba desenvolvem máscara que mata o coronavírus a custo de dez centavos a unidade

Pesquisadores da Paraíba desenvolvem máscara que mata o coronavírus a custo de dez centavos a unidade

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio